domingo, 18 de dezembro de 2011

Hímen Complacente - O Rock da Pirambeira

A banda de rock da Pirambeira da Lapinha. Essa era a definição para o que aqueles jovens senhores faziam pra driblar as angústias do cotidiano, e que sutilmente recebeu o batismo de Hímen Complacente, assim mesmo, sem pudor.

Formado em 1992, o grupo unia o "punk rock" com uma identidade regionalista muito interessante. Podia ser detectado ao ouvir na Hímen, fagulhas de Raul Seixas, Inocentes, Camisa de Vênus, 365, Zé Ramalho, Os Replicantes, Luiz Gonzaga, Belchior, Ira!, entre outras coisas do tipo. Temas como desemprego, previdência social, pobreza, amizade, conflitos pessoais e sexualidade eram abordados com a simplicidade de um um bate-papo com amigos num bar.

No Palco do Rock de 1999, fizeram um dos shows mais intensos de todas as edições do evento, esbaldando o público ávido por rock sem alegorias. Neste mesmo evento causaram rebuliço dos politicamente-corretos ao tocar as sexualmente explícitas, Antonieta e Naquela Cama (essa última uma versão para o clássico popular "Naquela Mesa" de Sérgio Bittencourt), e do "carinhoso" discurso em homenagem ao crítico local, Hagamenon Brito.

Infelizmente, a banda perdeu um pouco de sua força com a saída de dois dos principais integrantes o que foi fundamental para o término da banda. Esta postagem é para homenagear os integrantes da banda e em especial Antônio Mata Pinto, idealizador de um dos capítulos mais verdadeiros do rock baiano.


1-O Maluco se foi, a Beleza ficou
2-Congresso Nacional
3-Menino de Rua
4-Cidadão Soteropolitano
5-País sem Futuro
6-Reaprendendo a Viver
7-Executivo por Sonho
8-Balada Fria
9-Marculino foi a Boston
10-Não somos Anjos
11-Em cima dos Trilhos
12-Multinacionais
13-Apocalípse
14-Adolescente
15-Cidade Podre
16-Homem Gabiru
17-Lágrimas de Angústia
18-Naquela Cama
19-Nosso Sistema
20-O Medo
21-Providência



3 comentários:

  1. Ol[a galera da Eos da Periferia Gostaria de dizer que leio sempre esse fanzine digital e acho uma ideia muito boa mesmo
    gostaria de sbare de como gente pode divulgar uma banda legal que rola lá em periperi, toca rock e sugiro que entre em contato com eles

    ResponderExcluir
  2. Grande Enzo, valeu pelo apoio. A intenção é justamente divulgar as movimentações contra-culturais da periferia da cidade, principalmente o subúrbio. Se possível, pode mandar release/foto da banda pro e-mail: billypow78@hotmail.com (msn,face) - interessante a banda ter Myspace ou outra forma de mostrar seu trampo.
    Valeu, forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Aos fâs da banda hímen complacente. Aguardem. A Hímen estará de volta em breve. Aguardem!!

    ResponderExcluir