sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TAMBÉM SOMOS QUILOMBO RIO DOS MACACOS


O Quilombo Rio dos Macacos comporta uma das comunidades com herança escrava mais antigas do país. Localizada entre Salvador e Simões Filho, a área pertencente à Marinha do Brasil é reinvidicada com o intuito de expansão de um condomínio habitacional destinado a seus oficiais. 

Vários grupos socias estão se mobilizando com objetivo de frear esta ação militar que fere diretamente os direitos fundamentais de mais de 40 famílias que vivem no local. As pessoas que lá habitam, algumas com mais de 100 anos, ensaiam resistência nas terras em que vivem, inclusive, com reconhecimento da Fundação Palmares - uma instituição pública ligada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de preservar e promover a cultura afro-brasileira. 

Atualmente, a comunidade quilombola Rio dos Macacos vive ameaçada, cercada e vigiada por militares dentro das matas, o que aumenta o clima de temor. As pessoas não saem de suas casas com medo de não encontrá-las na volta. A Marinha do Brasil pretende expulsar as famílias da vila no próximo dia 4 de março, o que agrava a situação. 

 
Quilombo Rio dos Macacos

Um comentário:

  1. ATO DE APOIO À COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DOS MACACOS

    " Audiência Pública amanhã, dia 27/02, às 11:00hs, dentro da comunidade será histórica, pelo fato de nos ultimos 42 anos a Marinha do Brasil ter o poder de decisão sobre quem entra e quem fala com a comunidade.

    Amanhã estaremos todas e todos em Rio dos Macacos, com a Secretaria da Presidência da Republica e a SEPPIR, para retomar o dialogo no sentido de uma resolução do impasse com a Marinha do Brasil, que insiste na posição de tomar o Território Quilombola.

    Na Audiência Pública estarão presentes membros da Sec. Geral da Presidência e a Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Silvany Euclênio; representantes das organizações da sociedade Civil em defesa de Rio dos Macacos, representações do governo da Bahia, parlamentares e outros segmentos "

    ResponderExcluir